Acesso rápido

20/03/2010

Review: HP Pavilion DV4-2012br Edition

Então, contei aqui que meu Inspirão morreu com o hd, e, na época, havia um técnico que tinha dito-me que a placa mãe também tinha rodado.

Bem, pensei: recuperar placa mãe e hd é meio carim, neám? Bora lá trocar de notebook logo e quando der, recupero o antigo, que eu adoro, apesar de se um trambolhão de 15 polegadas e pesando 3,5kgs - minhas costas estavam chiando de levar ele todo dia já.

Agora imagine você dizendo pra sua mãe que está cansado de levar 3,5kgs todo dia nas costas e que quer algo mais leve, para que você possa aguentar mais. Pois é. É. Foi um parto convencer ela que, já que eu estava acostumado com tudo isso, o certo seria conseguir algo maior e mais pesado, ao passo que eu disse que, se fosse mais pesado ainda, eu nunca ia aguentar andar de ônibus de novo. É, eu sei, ficou extremamente gay esse trecho.

Devo salientar uma coisa: tecnologia muda. Na época que comprei o inspiron, eles saiam mais em conta, e eram líder de vendas no Brasil. Maaaaaas aí a tecnologia barateou, os custos de produção foram reduzindo, a Dell começou a comer poeira da HP, os HPs ficaram ao mesmo tempo bonitos, funcionais e baratos... Já viu.

Compramos o dito cujo, no fim das contas. Cheguei em casa louquinho pra botar as mãos no bicho e abusar dele a noite toda, mas tive um pequeno empecilho: a porra da tomada é vendida no padrão novo, e aqui em casa só tem o padrão antigo... tive que deixar pro dia seguinte, quando tivesse adaptadores mil aqiu em casa.


Carcaça e design
Segue o padrão HP de sempre. Black Piano com partes prateadas e cantos arredondados - dentro da pasta de neopreme, nem dá pra saber qual lado que fica a bateria, como eu fazia com o Dell. E ainda tem um desenho de círculos na tampa que ficou me lembrando vagamente o jogo Tron 2.0 :D.

O problema desse tipo de acabamento é que ele fatalmente engordura fácil fácil. E os pontos leds do computador fatalmente chamam minha atenção durante o uso. Nada que seja difícil de se acostumar, mas fica a dica.

Teclado, touchpad e extra keys
Teclado ABNT2 padrão de sempre. Senão em engano, tem 90% da proporção de um teclado comum de computador, mas eu estava acostumado com o da Dell, é quase a mesma coisa. O problema foram os media keys... nos antigos inspiron eles eram um soft touch. Os da HP são acionados pela combinação fn+media. A mesma coisa vale para acionar num lock, print screen (o que é um problema quando se usa demais essa tecla...). A mesma coisa vale para os extra keys, mas ao menos estes fazem coisas mais úteis (como abrir o programa de email e o navegador de web :D). Todas a teclas são extremamente confortáveis, mas fazem um pouco mais de barulho na hora de digitar. Faltou um backlight nesse teclado também.
As softkeys são apenas o botãod e mute, aumentar e diminuir o volume e ligar/desligar wifi e/ou bluetooh. Melhor impossível.

O touchpad é prateado e responde bem - e até agora não esquenta muito, como aquela porra de pRástico da Dell..Visualmente falando é bonito, mas engordura fácil e volta meia fica cheio de pó. Pena. Tem ainda um botão de desliga-lo a qualquer momento, bastando apertar um botão em cima dele. Mas isso é padrão da hp mesmo :P.

Processador, hp, memória ram, placa de vídeo e som
O processador até que é bom: um amd dua core 2.0 Ghz. Responde bem a quase tudo que lhe é passado, e para se ter uma idéia, eu mandei iniciar o Flash + Dreamweaver + Photoshop + After Effects + Firefox de uma vez só.
E ligou tudo em 2 minutos. O dell levaria 10 pra fazer isso. Woooooow.
O note vem com 3gb de ram, mas isso é restrição do windows 7 home basic mesmo. No dia que vencer a garantia eu troco para um melhor e coloco um pente de 2 gb aqui, mas ateeeé lá... e aparemente tem respondindo bem a tudo. A placa de vídeo é uma ATI Radeon, integrada mesmo, com até 128mb. Perdeu para as Intel GMA X9100 que vem nos inspirons, que suportam até 312mb de vídeo. Anyways, eu continuo conseguindo jogar diablo 2, toda a série C&C classic e Need for Speed Undeground 2. E suporta HDMI também. Tá bom demais já. O som dele é um Altec Lansing -alguma-coisa, um som excepcionalmente bom para um notebook - é um som cristalino desde as caixinhas de som original até a saída de som para caixinhas externas e fones de ouvido.

Conexões, conexões, conexões...
Kit básico de conexões: Rede WiFi G, 3 portas USB (sendo uma combo com eSata), porta de rede, porta de cabo telefonico (QUEM USA UMA MERDA DESSAS, ME FALA?), bluetooth, HDMI, VGA, uma porta esquisita do lado da VGA que até agora eu  não faço a menor idéia de que porra serve. Faltou uma saída s-video, tinha no dell, mas talvez seja pela falta de espaço no bicho. E o leitor de DVD (com lightscrible) é facilmente removível. Conta ainda com um controle remoto para controle de multimídia e de apresentações e leitor de cartões 5x1(SD/ MemoryStick/ Pro/MMC/xD).


Considerações extras
É um excelente notebook multimídia e reproduz bem vídeos em HD. Para o meu trabalho, se mostrou bom também, e é muito mais leve se comparado às máquinas de 15.6'' - e tem muito mais conexões que eu imaginaria que um notebook de 14'' teria. Tem um excelente material de construção em comparação aquele dell que eu tinha; para se ter uma idéia, aquele dell descascou a tinta das laterais nas 2 primeiras semanas de uso, enquanto esse daqui está na terceira semana de uso e nada de descascar ;). Os pontos fracos ficam pela duração da bateria, que é de apenas 6 células e parece que dura menos de 2 horas; o acabemento engordurando fácil fácil; e ele esquenta MUITO numa das saídas de ar, é algo a ficar de olho constantemente. Fica a dica: vale a pena investir sim em um desses, mas garanta que você vai ter paninhos de limpeza por perto :P.


[update]Ficha Técnica (sempre esqueço de fazer essas merdas)
HP Pavilion DV4-2012bR
AMD Dual Core 2.0 M300
3Gb RAM (expansível até 8 gb)
320Gb HD (expansível até 1 Tb - WOW) com acelerômetro para desligamento automático em caso de queda livre (e outras coisas a mais para fazer, se você for um hacker ;] )
ATI Radeon HD 4200 (puxa até 128mb de ram da memória ram nativa)
Suporte a HDMI 1.0
VGA
Resolução máxima: 1280 x 800
Teclado QWERTY ABTN 2 (90% de tamanho em relação a um teclado original) sem teclado numérico dedicado, com teclas de função extras ativadas pela tecla "fn"
SoftTouch WiFi, liga/desliga som, controles de volume
Leitor Biométrico de impressões digitais
WebCam de 2.0 MPX com reconhecimento de face e detecção de movimento
Placa de rede Ethernet 10/100
WiFi 802.11 a/b/g
Bluetooh EDR (alcançe de até 30 metros)
Porta Fax Modem RJ11 (eu vou colocar um durepox e tapar essa merda...)
85 min duração média da bateria, considerando wi fi ligado, trackpad desligado, som desligado, sem leitor de dvd, brilho no mínimo e modo de energia em "Recomendado de Fábrica"
Peso: 2,5 kgs
3 portas USB (1 combo eSata), todas 2.0
Slot de expansão
Porta de Expansão 3 (a tal porta que eu falei lá em cima que não sabia de que porra servia)
Customer IR
Leitor de Cartão de Memória 5x1 (SD / Memory Stick /  Pro / MMC / XD)
Windows 7 home basic com partição de recuperação de fábrica já.
3 saídas e entradas de som controláveis via software
Entrada para cadeado.




Guilherme está tinindo com o brinquedo novo

8 comentários:

Unknown disse...

Opa! também catei um HP Pavilion Dv4-2012br, até quase nada tenho a reclamar deste, só um detalhe que me ocorreu no dia de ontem que a assistência em nada me ajudou! o bicho morreu! quando eu quase tendo um ataque de nervos-coração escutando a assistência mandar ligar desligar e nada. daí a solução dada foi a fonte que teria queimado!
no fim levei a uma assistência aqui perto e do nada o bicho ligou, falaram que era um erro de fabricação da HP, que já vem de outros modelos também, algo no chipset.
fica aí a dúvida, você já teve algum problema desse tipo até o momento?!

Unknown disse...

Nope, não tive nenhum problema desse tipo. O máximo que tive foi a tela ficar com listras e c/ o windows travado. Nada que um reboot não resolva mesmo.

Anônimo disse...

toleo.. o que eles te falaram na segunda assistencia é um problema que acontece com a series da HP que tem o video da NVIDIA,elas sofrem um derretimento do dissipador e começa a não gerar mais imagem na tela ou ate mesmo não ligar em muitos casos o REFLOW é feito e volta ao normal,que eu saiba o seu video é ATI,nunca ouvi falar este problema nos da ATI.Pode ter havido um problema na fonte mesmo,algum erro de comunicaçao ou ate mesmo se sua fonte estiver em CURTO a placa mae não ira ligar ou um simples mal-contato entre o conector da FONTE e PLACA-MÃE.

Rafael Bernard disse...

e ae cara,
tenho o 2012br também jogo crysis nele por 30 minutos até ele desligar por sobre aquecimento HDUASIOHDIUAS
engordura muito fácil só o suor da mão pelo aquecimento do hd já faz ficar minhas digitais da palma da mão(?) ao lado do trackpad que também fica cheio de digitais, também não entendi aquela rj11 acho que outro usb ali seria mais inteligente...
e você viu que no lugar onde fica a bateria tem uma "entrada pra SIM"? acho que o 2012br era pra ser uma espécie de "netbook com 3g" se ele tivesse 3g adeus bateria aguentando 1:30, olá 0:40, ou então uma bateria de 8+ células quebrando a aparência "unibody".
desculpa reviver esse tópico é que eu estava procurando o motivo do m300 ser tão esquentadinho e acabei no seu blog e gostei do post. Parabéns!

Guilherme disse...

Rafael,

Essa sujeitada toda é considerada normal, e praticamente todo aparelho com acabamento "black piano" tem isso (pergunte a qq dono de iPhone 3G e 3GS...) l. Quanto ao chip SIM, praticamente todo notebook no brasil, tirando os da Apple, tem essa entrada. E sim, todos esses podem receber um modem 3G dentro deles. Gloogleie "how to install a modem 3G on pavilion dv4 series" que tem bastante material do assunto


Ah propósito, TODO chip da Amd tem isso de superaquecimento. Não recomendaria vc jogar qq coisa nele;)

Anônimo disse...

tenho um pavilion dv4-2112... gostaria de saber sobre o sim que fica onde esta a bateria... gostaria de saber se precisa de algum tipo de adaptador??? desculpa a pergunta idiota.. mais gostaria de saber se é um problema do meu pc ou se precisa mesmo do adaptador!!!
vlw

Guilherme Batitsa disse...

Anônimo, esse chip SIM é pré-instalação para um modem 3g interno.

Você primeiro precisa comprar um modem 3g, enfiar na máquina e depois inserir o sim.

Googlie por "how to install a internal modem 3g hp pavilion dv4 2012 br" ou mande-o para uma assistência técnica autorizada da HP para fazer esse trabalho, caso você já tenha o modem interno comprado

Unknown disse...

Olá tb tenho um HP Pavilion Dv4-2012br, amo ele mas já tive problema com bateria, fonte original etc... Hoje p que estou enfrentando é uma dificuldade com o cabo HDMI, não consigo fazer aparecer nada na tv! Será que poderia me ajudar?
Muito obrigada.