Acesso rápido

08/12/2014

[REVIEW] Ultrabook Asus S46CB

Eu sei que esse é o meu quinto notebook em 1 ano, mas acredite: nesse eu paro. Todos os outros tinham algum probleminha, faltava algo, pareciam um computador incompleto.

Os problemas eram dos mais variados
-Faltava um processador mais eficiente (aquele LG)
-Faltava um processador mais decente E uma placa de vídeo E a possibilidade de aumentar a RAM (o Mr. White)
-Faltava uma placa de vídeo decente E o processador era soldado na máquina E o teclado era inglês E não tinha Bluetooth E as cores do monitor ficavam meio lavadas (aquele NpQx11, doravante "REBOLOSA")

E eu sou fresco, sempre quero o melhor, e de preferência, pagando menos. O básico de toda pessoa capitalista, diga-se. Mas tinha aquietado o facho com a Rebolosa, principalmente depois de colocar um SSD da Corsair e um adaptador caddy no DVD, ficando com um Core i5 com 6GB e 120SSD + 650 HD.

Tava bom, não tava não?

Não, não estava. Tinha tudo aquilo em cima. E incomodando diariamente.

Porém, eis que vem a Black Friday. E com ela, esse modelo de ultrabook: Asus S46CB. Na verdade, esse foi o 5 ou 6 modelo de notebook que boletei antes de fechar o martelo, todos eles variando entre Core i5 de 3ª ou 4ª geração e 6GB de RAM no mínimo. E que tivesse DVD, não que fosse usar, mas porque ia arrancar essa joça e colocar um segundo HD, se fosse a necessidade.

Mas o que me fez optar por esse ultrabook? Vamos aos meus requisitos minimos:
- No mínimo um Core i5 3ª geração com 6GB de RAM. Ninguém merece aquela Intel HD Graphics HD 3000 da 2ª geração.
- Mínimo de 2 USB 3.0, essa joça vicia.
- Placa de vídeo de 128bits com 2gb de RAM GDRR5, mas eu aceitava uma DDR3 mesmo.
- Corpo de alumínio
- TEM QUE TER BLUETOOTH e ser Sony por dentro
- Pesando menos de 1,8 kgs
- Tela de até 14''
- Windows 8, por que desenvolver para Windows Phone no Windows 7 é quase uma insanidade
- Custar até R$1500.

E as minhas necessidades? As mais variadas possíveis:
- Carregar essa joça para cima e para baixo
- Rodar Photoshop, Illustrator, Flash, After Effects, Sublime Text 2, Blender, Edge Animate e Visual Studio. Sim, eu sei, programas diferentes demais, mas acredite, eu não cheguei aonde cheguei ficando focado apenas em um conhecimento.
- Aguentar o Ruby para poder compilar SASS
- Rodar Borderlands 2 no Medium ~ Full, necessidade básica de qualquer homem.

Já havia testado esse ultrabook na Fast Shop, mas naquelas: custava quase 3 mil. Eu gasto 3 mil em uma viagem para Jericoacoara. Em roupas. Em upgrades para o carro. Não em um fuckin' laptop, amigo.

Então, deixei para lá, e chegou a Black Friday, notebook pela metade do preço no boleto... bom, peguei. Um pouco mais caro do que estava disposto a pagar, (coisa de 55 reais, na Black Friday).

Abri algumas exceções para esse ultrabook: a placa de vídeo é com DDR3, o peso dele é de 2 kgs com a bateria e tem 1 USB 3.0. Ainda assim, considero uma compra com excelente custo x benefício, perdendo apenas para a versão com i7 e 1 tera de HD desse Ultrabook.

Primeiras impressões
O ultrabook é leve, incrivelmente leve. E o corpo em alumínio, bem... é algo incrível. Sobe o seu nível de exigência, depois do plástico de má qualidade da LG. E é frio, agradável ao toque - não tanto quanto aquele que a Apple usa, mas ainda assim, agradável.









A fonte é diferente, toda quadradinha, e o fio é curto; eu gostei, mas a Ari, que pegou o mesmo modelo, achou ruim.


Usando a máquina
O boot inicial, depois de configurar inicialmente o Windows, foi de 20 segundos. Nada mal, se considerar que o sistema esta instalado em um hd comum (e não no SSD, que é de 24 gb e só serve para armazenar os arquivos mais usados). Após mais meia dúzia de upgrades, fui começar a usar a máquina.

Um detalhe inconveniente foi a instalação do PhotoChoppe CC 2014: por alguma razão, dava pau na compatibilidade com a placa de vídeo on-board, e o Photoshop fechava assim que abria. Não havia upgrade do Windows, da Intel ou até da NVIDIA que fizesse esse problema parar. Tive que desabilitar o vídeo on-board no gerenciador de dispositivos mesmo. Depois de fazer o upgrade gratuito para o Windows 8.1, instalar o pacote do 8.1 pro E reabilitar a vídeo onboard, o photoshop parou com a putaria e passou a funcionar com a vídeo on-board. Dos males, o menor =D

Como o processador é de ultrabook, isso quer dizer que ele roda em baixas velocidades (1,7 ghz) e vai até 2,6 ghz conforme a necessidade. Raramente chego a tudo isso, e esse negócio ajuda a economizar a bateria (e a revitalizar o pesadelo da época dos ULVs da época dos core 2 duo). Que, diga-se, em uso pesado, com downloads constantes, brilho no máximo, 10 ou 15 abas abertas no Chrome, mouse bluetooth e fazendo alguns desenhos no Photoshop (naquela hora com a placa de vídeo onboard desligada), durou 3 horas. Acho que, se eu pegar leve, pode chegar a 4 horas.

Borderlands 2 rodou em full, o que considero bom; esse jogo costuma usar algumas cutscenes em tempo real, costuma exigir um pouco de vídeo. Só um pouco, o suficiente para pedir 5 gb de RAM quando você não tem um vídeo dedicado.

É muita memória, manja?

Tirando isso, testei mais alguns jogos que tenho aqui e todos rodaram liso. Acho que meu Xbox achou um concorrente à altura... Afinal, tenho mais amigos na Steam, e jogos, do que na Xbox Live.
Outros softwares que rodaram liso aqui foram o Edge Animate ( adeus produção de artes interativas na mão! Bem vinda interface gráfica!) e o After Effects. Rodou esses aí, roda o Blender numa boa.

Durante o uso, notei que a máquina esquenta pouco; o que, alias, é uma das melhores vantagens dos Core I da 3ª geração em diante. O aquecimento é quase nulo, se comparado aos Macbooks (que não sei o que a Apple faz para superaquecerem o topcase...). Entretanto, ele ainda esquenta, mas menos do que alguém realmente está acostumado, principalmente se a pessoa estivesse usando um computador pré Core I.

E foi esse mar de rosas todo?
Claro que não :)

Primeiro foi o peso; achei que para um ultrabook, 2kgs é peso demais. Entretanto, essa impressão inicial passou quando levei o note na mochila. Comparado ao meu antigo NpQx11, esse ultrabook é uma pluma

Outro problema, já citado, foi a incompatibilidade do Photoshop com a vídeo onboard e os subsequentes travamentos que tive no computador inteiro ao desativar ela. Eu estava seriamente duvidando da minha capacidade de configurar um computador. Atualizado os drives, parou com a putaria, mas algo me deixou encafifado: o travamento quando ficou na vídeo offboard.
Tecnicamente isso não deveria acontecer, certo?

Um outro, culpa do SSHD, foi a demora em abrir alguns programas; mas isso é do software que controla o HD, então tenho que esperar ele se acostumar com os programas que mais uso. Percebi algumas rebarbas no topo do monitor, que sairam depois de alguns dias, e uma pequena rebarba plástica na base da carcaça do note. Não é algo que incomoda, você não fica passando o dedo ali o tempo todo para perceber isso. Mas é algo que incomoda, principalmente depois de saber que a máquina custava quase 3k.

E o último problema foi o trackpad. Não sei o que acontece com as máquinas com Windows 8, mas o trackpad sempre, sempre dá pau em alguns aspectos, até resolver funcionar direito. No dia em que escrevi esse review, ele estava com um bug bizarro de atrasar o scroll por 4 ou 5 segundos, uma eternidade quando se navega na internet. Reiniciei algumas vezes e limpei alguns programas da memória e presto!, voltou a funcionar normalmente.

[UPDATE]
Algumas especificações de hardware que descobri ao longo desses últimos dias:
1)O HD NÂO é um híbrido; o ultra tem, de fato, um SSD mSata half size de 24 gb. Não dá para instalar muita coisa nele, mas dá para trocar essa peça por um de capacidade maior, manter o HD na baia original E MANTER O DVD, ou colocar um caddy no lugar E COLOCAR OUTRO HD.
O único porém é que SSD mSata Half Size simplesmente não é vendido no Brasil em capacidades maiores. Um de 120 gb sai por 300 reais no e-bay, mas naquelas: pode parar na alfândega e ficar meeeses nela até ser liberado.

2)Ele tem 2 pentes de memória RAM, sendo que um é quase inacessível. Yep. Ele fica dentro da carcaça do note, não dá para abrir a tampa traseira e trocar ele. O lado bom é que as memórias são 1600mhz. Achar um pente de 8gb nessa frequência não é difícil.

3)O Bluetooth e o WiFi desse ultra estão entre os melhores que já testei. Vivo usando um mouse bluetooth + headset bluetooth; em todos os aparelhos que testava, eles perdiam a conexão o tempo todo. Com esse, eles ficam conectados o dia inteiro. E o WiFi raramente cai, geralmente eu tenho mais problemas no roteador do que com a máquina perdendo sinal.

[UPDATE EM 20/06]
Troquei um dos pentes de memória por um de 8gb, coloquei um SSD Samsung EVO 850 no lugar do HD e o HD antigo, no lugar do DVD. Agora tenho um notebook com TRÊS HDS, uhul \o/.
O boot do Windows Pro passou de 40 segundos (os 20 lá em cima estavam errados) para 26 segundos; o tempo de abertura da maioria dos programas fica, em média, em 5 segundos em média.
Só o HD original desse notebook teve que ser formatado no linux, já que a Western Digital fez o desfavor de travar as partições antigas (nada que um bom Unix não resolva).

Outras observações menores
1) Se ficar entrando e saindo do em sleep mode, uma hora dá pau no wi-fi, navega de forma intermitente. Daí, só reiniciando mesmo.
2) Se remover todo o crapware que a Asus põe na máquina, ela melhora o desempenho em 20%, em média.
3) Esse foi o único notebook que usei recentemente em que o wi-fi não cai quando conectado em um segundo monitor =D. Em compensação, os programas ficam um tiquinho mais lento que o normal.

Conclusões finais
Essa é uma das melhores máquinas que já botei a mão: tem um hardware muito bom, não custou tanto (graças que existe a Black Friday), o corpo é de alumínio (= mais resistente e bonito) e a tela funciona direito (e não apresenta cores lavadas como alguns outros notebooks). Excluindo alguns probleminhas que tive no começo do uso do ultrabook, e que foram corrigidos sem muito trabalho meu, estou muito satisfeito com o ultrabook;

Entretanto, não recomendo a compra fora de promoções: passada a Black Friday, ele subiu para mais de 2500 na maioria dos varejistas; é um preço alto demais para uma máquina que usa um processador de 3ª geração e uma placa de vídeo da geração anterior (porém, melhor que as atuais que a NVIDIA vende, pelo que sei). Por esse preço acha-se máquina mais atualizada,porém, com menos poder de processamento ou menos HD.

33 comentários:

Samurai - Cry of Souls disse...

Muito bom o review, parabéns! Seguinte: comprei o mesmo note e queria saber se sou só eu que tenho esse problema. A placa de vídeo é sempre SEMPRE secundária!? Até em benchmarks e no dxdiag?! Foi impossível evitar o uso do maldito intel graphics 4000 @__@

Guilherme Batitsa disse...

Olá, Samurai! Você precisa ir no painel de configurações da NVIDIA, fica na área de notificações do Windows, e mudar ali os programas que você quer que usem sempre a 740m.

Geralmente o Windows mesmo dá conta de trocar o uso das placas quando é necessário, mas forçar o uso da onboard, só desse jeito mesmo :)

skinner disse...

Ola, comprei o seus só que i7, mas gostaria de saber se a placa de video é soldada, permitiria um futuro upgrade ?

Guilherme Batitsa disse...

Oi Skinner, tudo bem?
A placa de vídeo é soldada. Mas isso é em todo notebook. Acho que apenas os Avell da vida que tem placa solta :)

Hyago Santana Ottoni disse...

Parabéns pelo Review, man! Tah muito bom!

Tenho o mesmo o mesmo note e aproveitei a BlackFriday também!

Agora estou com um SSD HyperX Savage de 120GB nele, porque há alguns meses o note caiu de cima de uma mesa ligado e queimou o HD (a ASUS, obviamente, não cobriu a troca alegando mau uso). Então agora quero colocar um Caddy nele, já que o SSD não dá pra guardar muitos arquivos e talz.

Minha dúvida é, você saberia dizer qual é a interface máxima que o esse conector da baia do DVD suporta? Tipo, o seu HD aí ficou reconhecido como SATA I, II ou III?

Valeu pela atenção, man!

Guilherme Batitsa disse...

Oi Hyago, tudo bem? obrigado pelo comentário.
Então, troquei o meu HD também por um Samsung EVO 850, de 120GB, e também coloquei um caddy no DVD com o HD antigo.

Atente a duas coisas:
1) Esse note é muuuuuito fino, precisa tomar cuidado para colocar o caddy. Se for colocar, já monta a frente do drive de DVD nele ANTES de colocar, depois é um saco tirar e encaixar aquela frente de novo. Ah, e o caddy pode enroscar, independente do tamanho do HD, então é melhor você forçar um pouco para cima, com cuidado, antes de fazer qualquer coisa.

2)Se for usar o HD que vem no note, formata ele com um Linux. Esse HD vem cheio de partição que a Asus coloca nele, aparentemente, sem motivo.

Quanto a sua dúvida, é SATA III mesmo

Abs,

Hyago Santana Ottoni disse...

Beleza, Guilherme! Valeu!!

Anônimo disse...

Oi amigo otimo review, comprei esse note por 1890 no submarino. O meu e um Core I7 com 6gb de memoria, minha duvida e: eu tenho um pente aqui sobrando do meu lenovo que fiz upgrade, sera que da problema usar memorias de marcas diferentes mesmo que tenham a mesma velocidade? Voce poderia fazer uns videos explicandos essas paradas, iria ficar show.

Hyago Santana Ottoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hyago Santana Ottoni disse...

Man, dá problema não, pode usar de boa. Aqui estou com o pente de 4GB da Smart que já veio nele e um de 4GB da Kingston. Tah rodando liso e em DualChannel!

Jota disse...

Olá Guilherme, sei que já falou sobre isso( no texto e em respostas) mas você poderia contar mais sobre o processo das trocas de hd? não entendo do assunto e estava pensando em fazer uma mudança parecida. Instalar um ssd de 250GB e instalar neles os programas, é viável?

Guilherme Batitsa disse...

Oi Jota, tudo bem?
Claro, posso falar sim. Quando fiz a troca, usei um programa de clonagem da própria Samsung, ele clonou a partição principal (com sistema, drives, programas e arquivos; praticamente tudo) para o SSD novo. Essa é a parte não-física.

Na parte física, você precisa, antes de tudo, desligar completamente o note e tirar a bateria dele.
Depois foi só abrir a tampa embaixo, onde tem o HD (aquele "quadrado" do lado direito). Depois, tem que tirar o HD da gavetinha dele - é tudo parafusado também, então é só desparafusar e puxar a fitinha dela.
Daí você desparafusa o HD da gaveta (aja parafuso!) e troca pelo SSD. Daí é só repetir os passos acima em ordem inversa :)

Por último, é viável instalar os programas em um de 250 gb. Eu uso um Macbook Air com um SSD do mesmo tamanho, e não tenho problemas com falta de espaço. No caso desse Asus, eu só coloquei um de 120 para aproveitar a baia inútil de DVD, e para reduzir os custos na compra de um SSD novo :)

Unknown disse...

Opa, Esses dias fiz algo legal com uma máquina dessas, instalei o win10 no ssd de cache de 20gb, para comportar e não incomodar o usuario com mensagens de falta de espaço, após a instalação movi a pasta c:\windows\winsxs para o HD Disco e tb movi a pasta dos Usuários, fiz a junção dos caminhos com o MKLINK /j, ficou perfeito iniciando muito rápido.
(Essa pasta winsxs ela ocupa uns 8gb e vai crescendo com os updates), o windows instalado com todos os programas, ocupou menos de 8gb, ficou excelente.

Unknown disse...

E awe Guilherme beleza?
Pra trocar o SSD de 24gb deve ser usado somente o mSata mini (half size) ou pode ser utilizado algum outro? Sera que compensa fazer esta troca?
Vlw.

Guilherme Batitsa disse...

Opa Julio, tudo bem?
O SSD tem que ser o mSata mini mesmo. Esse SSD fica dentro de uma gaiola, debaixo da carcaça, do tamanho específico do SSD. Não rola colocar um maior :/

Se você tiver um mSata mini de 120gb (ou mais), rola trocar ele sim, já que as velocidades dele são maiores que as do SSD comum. Senão, deixa pra lá, instala um SSD comum e deixa esse mSata como HD dedicado de algum programa ;)

Rafael disse...

Esse caddy serve nele? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687551994-adaptador-dvd-para-hd-ou-ssd-notebook-drive-caddy-95mm-sata-_JM

Crow69 disse...

Cara uma duvida, vc disse que adicionou mais memoria mas não chegou a dizer com quanto ficou no final, pergunto pois to pensando em trocar o pente de 2gb e por um de 8gb no local o que iria deixar ele com 12gb, porém no site deles menciona que o máximo que ele suporta é 8gb mas também não diz se 8gb por slot ou total.
Outra duvida é sobre o processador, ele é soldado rola um upgrade (comprei com o i5 e to pensando em colocar o i7)?

Guilherme Batitsa disse...

Olá Crow69, o mais correto, nesses casos, é olhar a especificação da placa mãe ou do processador.
No caso, ele aguenta até 32gb:
http://ark.intel.com/pt-br/products/65707/Intel-Core-i5-3317U-Processor-3M-Cache-up-to-2_60-GHz

Nos sites das fabricantes, eles costumam omitir essa informação, porque (geralmente) não vendem notebooks com mais de 8gb de RAM. Daí eles colocam "Até 8gb". A razão disso é que, se eles colocassem "Até 32gb", teriam que efetivamente vender notebooks com isso tudo de RAM, o que é inviável tanto financeiramente (pouca gente compra)



Rafael, você pode usar qualquer caddy que seja de 9,5mm. Esse daí serve :)

Unknown disse...

Ola,amigo. Você está com o asus ainda? Tenho um i7 com 6gb e como uso muitas paginas de internet preciso de mais RAM,vale a pena o investimento visto que o aparelho já é antigo? Com quanto consigo deixá lo? Obrigado

Guilherme Batitsa disse...

Oi Leonardo, tudo bem?
Então, hoje em dia, 6gb de RAM para internet são mais que suficientes, e a menos que você pretenda usar múltiplos programas ao mesmo tempo, esse tipo de upgrade não se torna justificável. Precisa ver se o HD que você estiver usando não está dando sinais de desgaste ou se precisa desfragmentar ele :).


De qualquer forma, a máquina aguenta até 32gb de ram. O que eu fiz foi tirar um dos pentes e colocar um de 8gb, ficando com 12gb de ram (4gb dentro da "gaiola" + 8 fora da "gaiola" da carcaça do note).


Sinceramente, eu recomendo você trocar o HD por um SSD, de 120gb pelo menos. Fica o mesmo preço de adicionar a RAM, só que o ganho de velocidade é muito maior

NGM disse...

Saberia me informar qual as dimensões do caddy?

Crow69 disse...

NGM Eu usei no meu um adaptador Caddy de 9.5mm. Coloquei um SSD e a diferença de velocidade compensou muito!!

NGM disse...

Eu vou fazer o mesmo. Muito agradecido pela dica. Abraços!

Guilherme Batitsa disse...

Crow69 e NGM, eu apenas recomendo instalar o HD no caddy e colocar o SSD naquela gavetinha do HD.
O motivo: geralmente as fabricantes colocam o SATA 2 na DVD e o SATA 3 no HD. Daí, colocar um SSD em SATA 2 é quase como colocar um cavalo para puxar um carro 1.6 ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Guilherme!
Isso mesmo que pretendo fazer...colocar o HD no caddy e o SSD no lugar do HD.
Tenho dúvida com relação as dimensões, pois creio que o caddy deva ser o de 9mm. Estou correto?
Quanto ao SSD, estou pensando em um de 240GB. O Amigo recomenda alguma marca, considerando velocidade de leitura e gravação?
Mais uma vez obrigado.

Unknown disse...

Fui redundante...Me desculpem. O Crow69 já havia respondido quanto as dimensões do caddy ou seja 9.5mm.
Ficou faltando agora só a sugestão de vocês com relação ao melhor SSD de 240GB.
Valeu pessoal!

Vinícius Costa disse...

Eu tenho um S46CB, pretendo colocar um SSD da Crucial de 525GB, e subir a memória RAM. O problema é, só posso subir até 8GB total nos pentes, ou posso subir para 16GB ou 32GB? E também preciso saber se é só eu que tenho o problema de parafusos soltando com o tempo, nunca abri ele, mas tive que apertar os parafusos, pois 2 já sumiram, e 2 estavam frouxos, principalmente da tampa em baixo que dá acesso a memoria e HD. Se alguém quais são os parafusos ou onde posso arruma é melhor ainda XD.

Guilherme Batitsa disse...

Oi Vinícius, tudo bem?
Apesar de no site estar indicando que a memória máxima do note é de 8gb, a placa dele aguenta, pelo menos, até 16GB - muito embora a tendência seja de ela aguentar 32gb, já que a Asus não é conhecida por suas placas mães com RAM limitada.

Quanto ao problema dos parafusos, ele é comum com quase todos os notebooks que já usei ou testei. A excessão foi um HP (antiiiiigo, na época do Windows Vista) que os parafusos tinham uma porca, e os macbooks, que parece que a Apple faz esses parafusos ficarem grudados por mágica ¬¬

Unknown disse...

Ola boa tarde, eu vi que as memórias RAM tem CL11, cl9..teria uma classe certa pro S46cb?
Quero deixar full de RAM e colocar o Caddy pra HD e deixar o SSD no lugar do HD.

Essa memória daria?

https://www.kabum.com.br/produto/62179/memoria-kingston-8gb-1600mhz-ddr3l-p-notebook-cl11-kvr16ls11-8

Unknown disse...

Mano, eu tenho esse notebook até hoje, funcionando perfeitamente todo original de fábrica. Mas estou pensando em fazer umas melhorias nele, tipo: um SSD, acrescentar memória. Você acha que vele a pena fazer isso??

Guilherme Batitsa disse...

Unknow, sim, vale muuuito a pena.
Eu troquei o meu esse ano por um PS4 (pq peguei um Odyssey, precisava de uma máquina para virtualização), mas usei ele para trabalho e jogo.

Aguenta até 16gb de ram; eu recomendo você colocar um SSD do tipo msata half size no lugar do SSD de cache (é muuuuuito mais rápido).

Vinícius Costa disse...

O ASUS S46CB foi um excelente notebook para rotina pesada que necessita de um bom hardware. Quando finalizei com ele tinha um SSD EVO 850 de 500GB e memoria RAM de 16GB da HyperX Impact.
Porem já fiz um excelente Upgrade, que infelizmente eu sai da ASUS e foi para Acer. Hoje estou com um Aspire VX5 com i7, fiz upgrade para 1 SSD EVO 850 de 500GB no SATA e 1 SSD Kingston NVMe de 500GB.
Atualmente posso dizer que do S46CB para a configuração minha atual em geral subiu para 70% a mais de desempenho e espaço. Contando com o 1,5 GB/s de velocidade de gravação e leitura do SSD atual, enquanto inicialmente com o S46CB era de 70 MB/s em HDD.
O custo deste Upgrade ficou em 2.700 reais com o novo notebook e a placa M2. (vale lembrar que fiquei com o notebook por quase 3 anos, então o preço que vendi foi de 2.100 reais somente com o HD original, pois o meu uso atual depende de velocidade de gravação e leitura)