Acesso rápido

12/08/2013

Novo celular: Samsung Galaxy Note 2

Então meu velho iphone 3GS estava indo para as cucuias. Estava sofrendo de um mal cronico de lentidão no sistema, até pra ler notícias ele estava lento. Imaginei que, depois de quatro anos, havia chego a hora de aposentar ele (ou pelo menos dar outro uso pro bicho) e adquirir um celufone novo.

Mas qual celular escolher? Na época em que ganhei o iphone, a escolha era fácil,  só existia o iPhone de celular decente, e o mercado apontava pra ele. Hoje, numa conta bem rasa, temos cerca de 40 smartphones decentes - e só nos top de linha, temos 5 aparelhos: Nokia Lumia 920, Sony Xperia ZQ, Samsung Galaxy Note 2, Samsung Galaxy S4 e Apple iPhone 5. É um verdadeiro menu com opções para todo tipo de necessitade.

No meu caso, a necessidade era um aparelho que pudesse substituir o tablet, ser um smartphone decente e substituir um notebook em tarefas mais triviais. Um S4, ou até mesmo um iPhone 5 já serviriam, mas não podem substituir o notebook. E eram caros. E eu já estava cansado do sistema da Apple, soando como a mesma coisa desde que foi lançado. Pastas? Central de notificações? Colocar wallpaper de fundo? Porra Apple, não fode.

Então acabei escolhendo o Galaxy Note 2. E com todos os truquezinhos legais que ele pode fazer. Mas a primeira coisa que você percebe nele é a tela. Essa Super AMOLED de 1289x800 pixels de resolução é boa. Muito boa. Para ver vídeos, fotos, e pra jogos então, meu deus, é um deslumbre visual. Ainda que o tamanho da tela pareça um exagero, você se acostuma com ela. O uso não é taaaão prejudicado assim. E dá pra deixar o sistema adaptado para ser utilizado com apenas uma das mãos. E falando na tela, ela não funciona tão bem assim sob o sol.

A segunda coisa que chama a atenção é a construção do material. É plástico, mas diferente do que muita gente acha,  eu achei um material de boa construção. Passa menos impressão de frágil do que os vidros dos iPhones - depois de arrebentar um iPhone 4 numa quina, eu realmente perdi o tesão na Apple.

Outros truques interessantes do Galaxy Note 2:

- essa canetinha é realmente util. Apesar de alguns truques que a Samsung colocou nele, eu uso primariamente para três coisas: tomar notas (usando assim o Note como um caderno digital), uso do photoshop touch (edição de fotos e em breve, layouts) e desenho (rascunhos e desenho digital) no sketchbook pro.

- por incrivel que pareça, a bateria dura. E muito. E recarrega rapido, cerca de duas horas na tomads para deixar a bateria cheia. Para se ter uma ideia, eu usei o celular das 8 da manhã até a meia noite, usando plano de dados, jogando, tirando fotos, lendo meus feeds e jogando. Meu iPhone 4 pediria arrego perto do meio dia. O 3GS as 13 horas. Meu antigo N8 (que passei para a namorada), as 5 da tarde, e o Milestone 2, as 14 horas

- Ainda não pude usar o player de vídeos e o de música. Mas testei rapidamente os auto falantes. Meu amigo, sabe aquele povo que gosta de ouvir música no ônibus? Então...

- Outra coisa que eu sentia falta, receptor de rádio fm.

- O aplicativo S Note substitui perfeitamente um caderno. Ainda não peguei todas as manhas dele, mas ele substitui um caderno, sim.

- A câmera é boa. Não "ótima" como a dos concorrentes, apenas boa. Mas serve perfeitamente para o dia a dia. Fotos caseiras, fotos do dia a dia, scanear documentos, saem todas boas. As fotos noturnas saem com ruido, mas com alguma iluminação as fotos ficam boas. O software tem alguns truquezinhos interessantes também. E, depois de 4 anos usando o 3GS sem flash na camera, posso falar: flash faz falta.

- Aceita cartão de memória MicroSD de até 64gb. Nem sei o que colocar em tanta memória assim em um dispositivo móvel.

- Esse bicho é leve pro tamanho dele. E segurar o bicho não cansa :D.

- Eu sempre digo isso: o Android 2.x é uma porcaria. O 3 chegou perto. O 4.x finalmente acertou a mão. O sistema passa a impressão de ser fluido. O hardware é bom: 2gb de memória, processador quad core 1.6ghz, 16 gb de armazenamento ( + 50gb bem vindos no dropbox) e a já elogiada tela.

- E por incrível que pareça: eu escrevi essas impressões todas diretamente no Galaxy Note 2 :). Achei meu próximo celular e meu substituto de tablet :)

Nenhum comentário: