Acesso rápido

14/01/2009

Motivos para você não ter um celular com 16 gb*

*eu faltei nas aulas de redação em que ensinavam a fazer títulos curots, simples e rápidos de ler.

Outro dia estava eu conversando com a namorada sobre essa convergência digital - em especial, a fartura de gigabytes que os cartões de memória e os celulares tem oferecido atualmente.

Enquanto ela argumentava que o principal motivo para você ter um celular de 4 ou 32 gb é que vc não vai precisar se preocupar em ficar deletando coisas.


Na hora aceitei o argumento e fiquei quieto, ela tinha razão nisso. É ótimo não ter que se preocupar em deletar coisas. Antigamente, tínhamos apenas 8 megas de espaço - era quase agonizante ter que se preocupar em deletar coisas.

Mas hoje em dia não precisamos mais disso. Temos 2 gigas no mínimo (considerando que você tem um celular decente que aceite isso), é quase a mesma quantidade que um iPod nano tinha até outro dia - e ainda faz ligações e tem bluetooth! Só que ainda assim, me parece exagero ter TANTOS gigas de espaço livre assim. Por que? Justamente porque você não vai ter que se preocupar em deletar coisas!

Ok, isso não é tão ruim. Mas, digamos/suponhamos/imaginemos que, você, todo belo e pimpão, tá lá, com seu nokia n99 de 60gbs de dados. Você entope o bicho de música e vai ouvir, va lá, suas 15 favoritas. Vai achar 15 músicas espeficamente no meio de 60 gigas. Até o mecanismo de busca indexar, você já desistiu e resolveu cantarolar as músicas.

Ah, dá pra levar documentos tipo ".doc"? Claro, como não? O problema é que a)você dificilmente vai editar um ".doc" enquanto dirige, ou está no trem indo pra casa / serviço e b)mesmo juntando com músicas, dificilmente dará mais do que 3gb.

Mas nós gostamos de assistir vídeos enquanto andamos de trem ou de colocar esses vídeos no painel do carro! Bem, é bom usar esses itens, mas diabos, a menos que você seja um super produtor de vídeos, dificilmente vai ter tanto vídeo assim para assistir em tempo livre. E o pior, dificlmente terá tempo de assistir metade deles, mesmo estando estacionado no trânsito.

E mesmo que você junte tudo, raramente terá tempo de aproveitar tudo que enfiou dentro do celular...


Sinceramente? Acho um disperdício. Mesmo com um n95 ou qualquer outro da vida, acho um disperdício de espaço. 8 gb tão mais do que suficientes, mesmo contando instalação de apps, java ou sei lá que porra você use. Eu dificilmente irei comprar um celular com mais de 8 gb - acho que só pegarei um assim no dia que não existir oficialmente celulares com menos que isso.

Afinal de contas, pra carregar trocentos dados, eu já tenho um notebook E backup :P

Nenhum comentário: