Publicidade

Acesso rápido

Mini - guia para Compra de Notebooks

Postado por Guilherme Batista, em 05/01/2009

Recentemente, a namorada quis comprar um HP-Pavilion-Chocolate alguma coisa. Como o bicho é meio caro pra gente ultimamente [maldita crise. Na hora de culpar algo, culpe a crise, sempre], entao eu tentei enfiar na cabeça dela que por hora ela deveria ter algo um pouquinhooo mais barato. Tipo um inspiron ou até um Acer Aspire One. Nada feito, a bicha é teimosa. Bem, ela sabe do que precisa exatamente, embora eu tenha certeza que ela quer comprar um desses por causa da beleza do bicho.

Whatever, isso me lembrou de um post que eu tava procastinando. Os laptops tem tido queda constante no preço, mesmo em tempos de crise. E isso periga muito de fazer com que as pessoas comprem meramente pelo desejo consumista [algo que até mesmo eu já passei]. Antes de mais nada, você precisa ver seu perfil exatamente. Mais especificamente, o que diabos você vai fazer com um laptop?

Ressalva: eu não vou recomendar um modelo específico de laptop, isso é trabalho de quem vai comprar. Vou apenas dar os perfis e indicar as melhores táticas de compras



Alguns perfis existentes


não vou abordar todos, vai ser muito texto

1)Estudante estagiário
você é um estudande que faz estágio numa empresa boa, mas tradicionalista. No Brasil, isso quer dizer que você não vai poder usar internet e nem usar a workstation para estudar. No seu caso, você precisaria de um laptop para fazer seus estudos, talvez com uma rede 3g. Um notebook com 1gb de memória já estaria bom, e alguns gigabytes no hd. Como é para estudos, dificilmente você vai abusar da placa de vídeo (salvo estudantes de design e áreas afins, mas isso eu abordo mais pra frente). Um netbook aqui já estaria bom, desde que a tela fosse de 9'' no mínimo, pois a)você VAI carregar o bicho pra cima e para baixo, e não é bom levar 3,2 kgs extras com os livros e cadernos, b)fatalmente tu vai usar muito texto e imagens, e é horrível usar esses dois em uma tela minúscula de 7 ou 8''; c)tu é um ESTUDANTE E ESTAGIÁRIO, o que no brasil significa muitas coisas, mas uma delas é crucial: SEM DINHEIRO. Não quer que seu preciousssss seja roubado, certo? Então você vai precisar de algo pequeno e que caiba discretamente na mochila normal* que você usa e d)a duração da bateria é um pouquinho maior nessa categoria de laptops, algo entre 4 e 6 horas de uso. Perfeito pra estará na faculdade, considerando que as faculdades desse pais não possuem uma tomada por aluno [pena :( ]

Caso você seja um filhinho de papai, pode pedir um de 12'' pro véio, mas lembre-se sempre do fator peso.


2)Executivo que anda muito de um lugar para outro...
...ou até mesmo uma pessoa normal [tipo eu]. Este perfil anda muito com pastas, gráficos, cds e muitas outras informações para cima e para baixo, e um laptop de 15'' seria algo ruim para quem carrega tanto peso assim - mesmo considerando que uma pessoa desse porte anda de carro, se torna desconfortável tirar um tijolão de 23'' do carro e levar até o cliente. Um laptop com 2gb é o mais recomendado, pois ele vai rodar alguns aplicativos pesados [não me lembro exatamente quais, mas tem uns que comem uma memória desgraçada] consumidores frenéticos-mas-não-tanto-assim de memória ram. Espaço no HD também é bem vindo, se não para levar dados de lá para cá [cloud computing, pen drives e DVDs podem fazer o serviço de armazenamento massivo de dados aqui], ao menos para ter todos os aplicativos que vai usar. A placa de vídeo pode ser integrada mesmo, mas o fator peso continua sendo influente. Então, nego, um de 13'' já tá razoável. 14'', se você quiser algo realmente bom.
Uma aparência sólida vem bem a calhar, bem como material resistente e prático - como os SSDs, acabamento em alumínio, sensor de queda livre, etc, etc
Um exemplo seriam os Dell Latitude [oi, sou fã da marca?]. Os HP Compaq são superiores até, fora os da LG, Phillips e alguns Vaio. Sim, alguns Vaio. Dê uma atenção especial aos que tiverem o raio do sensor de queda livre: ele não vai salvar seu LCD, mas vai desligar o HD [ou o SSD...] e ajudar a manter seus dados sã e salvos. E é obrigatório um controle remoto, para as apresentações.


3)Trabalhadores in-local freelancers
Eis aqui aonde eu estou no momento. Laptops dessa área são muito abrangentes: você pode precisar simplesmente de compilar um java até renderizar um 3d quase perfeito. Precisa ter memória ram pra rodar seus aplicativos de trabalho [Flash, outlook, excel, 3d max, etc, etc. Você entendeu vai], então tudo com menos de 2gb deve ser descartado - exceto se você for também um tipo misto com o estudando, então recomendo um segundo laptop aqui. Espaço em disco vai ser bem-vindo [pois você vai precisar dos arquivos editáveis, que costumam ser mais pesados], então qualquer coisa abaixo de 120 gb deve ser riscada da lista. Geralmente a placa de vídeo integrada dá conta do recado, mas se voce vai rodar 3d, é bom usar um modelo com placa integrada, mas acima de 256mb [e isso vale para a integrada]. Fartura de conexões vem bem a calhar -são úteis uma hora, então as portas HDMI, LAN, Wireless, Bluetooh, IR [Infra-red], IEEE X [onde X é o seu modelo favorito] e PCMCIA são essênciais. A duração da bateria não é tão importante assim, já que você vai usar o bicho constantemente em um lugar só. Modelos na faixa de 13'' a 17'' são o recomendado; ninguém quer ferrar as costas carregando um trambolho, não? ;)


4)Gamers Maníacos com ensejos de Mobilidade
Aqui a coisa começa a ficar REALMENTE paulera. Pra começo de conversa, a placa de vídeo tem que ser obrigatoriamente uma dedicada, de 256mb no mínimo. Já vi laptops ignorantes de 1gb de vídeo [custando algo próximo de 35 mil. Isso é uma história à parte]. Os games mais modernos tem pedido muita memória, então algo com 4gbs ou mais é algo a desejar. Poder de processamento e HDs são fundamentais também, então pegue logo um quad core [ou espere sair os Core i7 para notebooks :)] e um HD de 250 gbs. A tela aqui realmente pode ser extrapolada, então qualquer coisa acima de 17'' já é desejada. Esqueça aqui os fatores "peso" e "duração de bateria", nenhum gamer maníaco está muito preocupado com isso. Se ele quer um laptop, é para levar aos locais aonde aconteceram campeonatos, e nesses lugares, sempre exitem farturas de tomadas perto.


5)Viajantes
Nosso último perfil engloba bastante coisa, mas num aparado geral, são pessoas que não aquietam o rabo em lugar nenhum [Oi, garota sem fio? :P] e precisam de mobilidade. Peso e bateria aqui são extremamente importantes, muito mais o segundo que o primeiro. Embora pessoa que viaje muito tenha sempre um celular mais moderninho, tipo um n95 ou um iPhone, quase sempre vai ser mais confortável usar o laptop mesmo. Existem alguns modelos de laptop que a bateria dura até 19 horas [eu nem vou falar qual é a empresa :P], mas isso é demasiado ignorante: algo que dure 6 horas já tá de bom tamanho. Devido ao fator peso, esqueça HD grande, peque um SSD e aloque tudo na Cloud Computing [o que, para esse perfil, é essencial poder acessar os dados de qualquer lugar do mundo]. A placa de vídeo não é tão importante, então pegue uma integrada mesmo. Quanto ao processamento, relaxe, um core duo já dá conta do recado - até mesmo um Celeron Mobile já serve :P. Se tiver um slot PMCMIA, um tanto melhor, mas não é obrigatório.
Obrigatório mesmo é o viajante ter um modem 3g compatível com qualquer frequencia no brasil [tipo um sony ericsson md 300]
A tela não é tão importante, então qualquer coisa entre 9'' e 12'' já esta de bom tamanho - principalmente pelo fator peso.


Alguns itens são básicos para todo laptop: porta LAN, Wireless padrão g [no mínimo], bluetooth e 3 portas USBs [que podem ser expandidas com uma hub usb].
HDMI no Brasil não é tão necessário assim - A INFO baixa a nota final de laptops sem porta HDMI, mas na boa? Na maior parte dos casos, é perda de tempo ter uma dessas no Brasil recentemente. E a sempre indefectível porta VGA deve estar presente [já vi uns que não tinham :(]

Outra coisa básica a todo laptop é o card reader, algo que seja no mínimo um 3 em 1 [a exemplo, o meu é um 8 em 1. Ou seja, ele lê 8 modelos diferentes de cartão de memória em 1 só].

Gravador de DVD e Blue-Ray são essenciais em quase todos os modelos, exceto os netbooks e modelos que prezam pelo peso leve. Baterias extras são recomendadas, mas apenas para quem viaja muito, do contrário será apenas peso extra. Slot PCMCIA é recomendado, mas hoje em dia quase tudo é feito pela porta USB, ele nem é tão importante assim.

Quanto à segurança, um fecho Kensington é item de série hoje em dia, mas de preferência aos que tenha finger print.

Todo, absolutamente todo laptop comprado deve suportar mais memória RAM, HD ou SSD de maior capacidade, upgrade de placa de vídeo e processador - assim você consegue manter a vida útil do laptop.

Se você vai comprar o seu primeiro laptop, recomendo muito se perguntar o que você vai fazer exatamente com o laptop, identificar seu perfil de uso e aí partir pra pesquisa. Antes de fechar a compra, consulte os fóruns de tecnologia sobre aquela marca de laptop, prazos de entrega, facilidade de upgrade, etc... tudo o que você puder descobrir sobre os modelos em vista. Quanto mais, melhor. Quando você descobre exatamente o que vai fazer com um laptop, tudo fica mais fácil. Por exemplo, para os viajantes, eles podem comprar um netbook com um SSD de 4gb e um hd externo de 1 tb.

Os exemplos estão aí, é só anotar e ver quais são as suas reais necessidades :P. POR FAVOR, não dê tanta ênfase ao design da coisa: as pessoas dificilmente irão olhar pro laptop e dizer: "nossa, que coisa mais quadrada e feia!". Dê enfase ao design geral, como o acabamento geral do note [peças de qualidade?], teclado [que deve ser grande e baaaastante silencioso], material do touchpad e resistência desses materiais.

Agora é só anotar essas dicas e partir pras cabeças, yo! o/

*Digo mochila normal porque a maioria das pessoas usa mochilas comuns. Eu carrego meu note numa wilson que cabe um laptop de 17'', é GRANDE PRA CARALHO ela. Tamanho do note não é preocupação pra mim :)

Nenhum comentário:

ACESSO RÁPIDO

STAY IN TOUCH

COPYRIGHT Guilherme Batista

Todos direitos reservados