Acesso rápido

05/09/2013

Usando seu smsrtphone como um substituto do Pc

Então você quer mergulhar fundo no mundo da mobilidade, e deseja ardentemente usar seu smartphone como computador? Meus parabéns pela iniciativa! Atualmente, smartphones são quase tão bons quanto desktops e notebooks dedicados. "Quase", com algumas ressalvas:
- dependendo do seu emprego, isso não será tão simples. Designers podem criar seus rascunhos em um Galaxy Note 2, mas será difícil finalizar um job nesses aparelhos. Jornalistas podem produzir seus trabalhos no mobile sem maiores problemas, bem como outros profissionais que criam conteúdo. Gerentes e outros profissionais que administram irão amar poder ter um desktop portátil no café, e que não dependa o tempo todo de tomada. E por aí vai...
- Você vai precisar de um tempo maior para se adaptar a nova interface e saber até onde esee "computador vai"
- a compatibilidade dos arquivos com outros computadores não é 100%.
- Apesar do hardware dos celulares ter especificações semelhante as de alguns computadores de 2007, ele é limitado. O processamento é muito menor em relação a uma workstation, então não reclame se o celular travar na hora de abrir uma planilha gigantesca.
Posto isso tudo, você vai precisar de algumas coisas, começando pelo mais simples:


Dock station com pelo menos duas portas USB  e uma porta HDMI, pelo menos.
Dessa forma temos um jeito mais rápido de transformar o celular em um computador. Com as portas usb extras, você pode conectar um teclado, um mouse, um pendrive... quase qualquer periférico USB na verdade. A porta HDMI é para espelhar a tela do celular.

Caso não exista uma dock desse tipo pro seu smartphone, você vai precisar desses itens:

Cabo adaptador de USB
Para fazer uso de pendrives

Leitor de cartão de memória
Essa daqui é para galera do iOs. Faz a mesma coisa que o cabo adaptador de usb

Mouse e/ou teclado bluetooth
Bluetooth é uma tecnologia maravilhosa, que faz uma conexão universal em varios computadores. É quase uma USB do mundo wi fi. O mouse é quase dispensável, mas em alguns casos você precisa de mais precisão. Ainda assim, o teclado é extremamente necessário: digitar em teclado físico ainda é mais rápido que pela tela touchscreen. Essa dica do teclado é totalmente dispensável se o seu smartphone possui um teclado físico próprio.

Dicas gerais:
-Tenha certeza que você tem todos os aplicativos instalados e configurados. Emails, media players, programas de office, e programas de compartilhamento (Dropbox, por exemplo)
- Você deve ter um serviço de internet disponível, ou deixar o celular conectado a uma rede wi-fi.
- Carregadores, cabo USB e baterias extras devem andar com você na sua pasta
- Casos extremos pedem que você tenha um computador por perto, ou, ao menos, um em que você possa se conectar. Você não precisa carregar ele consigo; em geral, uma simples conexão pelo LogmeIn ou pelo TeamViewer já resolve

Posto isso, é só curtir o seu pc-cel ;)

*"PC" = personal computer. Tecnicamente seu smartphone já é um PC.

Nenhum comentário: