Acesso rápido

30/08/2007

Cozinhando com _g | Almondegas

[ou, para as quei-uórdis, "porpetas"]

Claro, nem tudo na vida se resume a arroz, feijão, brócolis e frango
Precisa de alguns extras, como por exemplo, ALMONDEGAS!

Essa é aquela tradicional, à bolonhesa.

O primeiro passo seria o de matar a vaca, mas esse é um mundo moderno, então você pode ir no mercado mesmo, passar na parte do açougue deles e comprar carne moída.
Mas manda moer na hora que é pra carne ficar "fresca". Umas 500g devem bastar. Pelo menos para cinco pessoas, ou duas, se você considerar que aqui em casa tem eu e meu irmão - acredite, somos magros, mas comemos o suficiente para fechar um mc donalds.

Anyways, de posse da carne, vamos aos outros ingredientes:

1/3 de xícara de leite
2 fatias de pão de forma [aquele pão pullman], sem casca, esfareladas.
1 colher (sopa) de cebola picada. E outra de salsinha, também picada [eu ando com complexo de retalhar as coisas ultimamente...]
1 ovo. Se possível, use o da galinha da última receita. Ao menos você pegou um ovo sem mãe, não vai traumatizar a galinha que o perdeu :(
Seu bicho sem coração!
1 colher de chá de casca de limão, ralada.
3 colheres de queijo parmesão ralado. Tipicamente, em casa eu usaria aquele queijo ralado que vende em mercado, mas graças à namorada, eu peguei uma estranha mania de ralar queijo. Tanto faz [eu falei que to com complexo de retalhador]
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1/4 de farinha de rosca. Nesse caso você pode usar aquele pão envelhecido de cinco dias atrás no liquidificador. Dá a mesma coisa.
1/2 xícara de óleo
2 latas de extrato de tomate

Pegue o leite e coloque ele para ferver [numa leiteira, logicamente], em fogo alto.
Bem alto.
De preferência acima de 150º, que é para ser rápido. Após ferver [e derramar metade no fogão, OLHA QUE SUJEIRA :( ], misture o pão esfarelado e deixe reservada.

Agora vamos naquelas carnes.
Junte, dentro de uma travessa, a carne moída, a cebola, a salsa, o ovo, a casca de limão, o queijo ralado e o óleo. E vá misturando.
Adicione também o leite empãozado, o sal, e se quiser, orégano, mostarda e pimenta do reino.

Reze para a carne não ter um insight pós vida e mugir. Se ela fizer isso, use um pai de santo e um advogado.
O primeiro é para exorcizar o espírito da vaca que baixou na carne. O segundo é para processar o lugar aonde vc conseguiu a carne.

Claro, se isso não aconteceu você pode simplesmente bezuntar as mãos de óleo, e retirar a carne da vasilha em pedaços e ir enrolando ela para fazer as bolinhas de células de carne. Depois de fazer essas catotas de carne moída, passe-as na farinha e pode colocar para fritar.

Se quiser testar como elas estão, pegue uma e jogue na parede. Se quicar, é pq tá boa. Senão, deixe fritar mais um pouco.
Ou seja, frite até essa mistura de carne mimósica ficar dourada.

Quando dourarem você tira o excesso do óleo e coloca o extrato de tomate com água. Deixe cozinhar por cinco minutos e sirva pro povo.

Se ficar algo difícil de comer, você pega um par de raquetes de tênis e aproveita a quadra poliesportiva mais próxima. Boa sorte.

Um comentário:

Andy disse...

mas se ficar bom, passar por debaixo da mesa e faz a Ana Maria Braga.

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM!